Subscribe:

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cherry QQ foi reprovado

Primeiro foi um senhor cinquentão que pediu licença para ver:- Que bonitinho, um charme! Quanto  custa? – perguntou, quase se debruçando na janela do Chery QQ cor de alface atômica.
 Chery QQ parece uma boa opção ao Fiat Mille.
   

Respondi R$ 22.990, recebendo em troca um olhar de espanto. Mais um pouco e já eram três querendo saber o que vem de série no chinezinho. Airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, som, ABS… Tudo incluído no valor de tabela deste que, hoje, é o carro de passeio mais barato do Brasil.
- Até que o espaço aqui atrás é bom! – disse um quarto elemento que, sem cerimônia, aboletou-se no banco traseiro. Só então veio a pergunta de 1 milhão de dólares: - É bom de andar? Veja bem: os argumentos de venda da Chery terão que se basear mesmo no preço e nos equipamentos que o QQ (a pronúncia é Quiu-Quiu) oferece. Dirigi-lo não é uma boa experiência…
No lançamento, só pudemos rodar 54 quilômetros com o carrinho pela cidade. A impressão inicial foi boa, com o acabamento cinza claro e a forração de veludo nas portas. Só a napa que recobre a alavanca do câmbio parece frágil. Não há ajustes para o volante, mas a posição de dirigir é ótima.
Ruim é o comportamento do QQ. Na curva de acesso ao Aterro, perto do Santos Dumont, sentimos a carroceria rolar. Os amortecedores parecem de marshmallow e o pequeno Chery vai flutuando e oscilando, sensível aos ventos laterais. Passa uma tremenda insegurança.
 


Chegamos a um trecho de asfalto enrugado. O volante deu tremeliques e a frente começou a passarinhar na reta. Tiramos o pé e passamos a andar com mais cautela.
Entramos mais forte num retorno e uma sequência de estalos foi ouvida – vinham da suspensão dianteira. Mau sinal. Agora, resta saber se era um problema crônico ou apenas do carro testado.
Aterro, Copacabana, Botafogo, Túnel Rebouças, Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Brasil e Centro novamente… O motor de 1,1 litro e 16 válvulas, com 68cv, mostra torque em baixa e leva bem o carro de 890 quilos. A embreagem é leve e os engates do câmbio são bons.
No fim do trajeto, as mãos estavam cinzentas. Olhei para o volante e vi que a tinta havia se soltado em alguns pontos… Mas a grande questão não é o acabamento, ou mesmo a direção errática e a suspensão traseira balouçante (que poderiam ser melhoradas). O problema do Quiu-Quiu é representar o passado da indústria chinesa.
O pequeno Chery foi lançado em 2003, quando a China ainda engatinhava no desenvolvimento de projetos próprios. É cópia do coreano Daewoo Matiz – só que esqueceram de clonar também um bom engenheiro, para que este fizesse o ajuste final do compacto.
                        
                                                      Esse é o Daewoo Matiz
Assim, temos um carro que oferece muito em equipamentos, desperta enorme interesse pelo preço e tem cara simpática, mas frustra as expectativas no que mais interessa: dirigi-lo. É como conhecer alguém boa-pinta pela internet e descobrir que a pessoa é chata logo no primeiro encontro.
                            
Pior: o QQ obteve resultados medonhos nos testes de colisão – mesmo trazendo airbags e barras de proteção laterais.
É pena, pois a Chery tem grandes planos para o Brasil e produtos mais modernos, como o utilitário Tiggo. Torcemos para que a próxima geração do QQ surja logo – será, sem dúvida, muito interessante, pois os carros chineses vêm evoluindo a passos de gigante.
Há promessas de lançamentos bem mais atuais, como o Fullwin2 (hatch e sedã), que terá motor 1.5 Flex e novo nome no Brasil. Virão ainda as versões automáticas de Tiggo e Cielo. E há um novo compacto a caminho: o simpático S18.
Todas essas novidades devem aparecer até o fim de 2012. Em 2013, a Chery começará a produzir carros em Jacareí (SP). Certamente, o que sairá da nova fábrica será muito melhor do que o QQ de agora.
FICHA TÉCNICA
  • PREÇO: R$ 22.990
  • ORIGEM: China
  • MOTOR: a gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.083cm³, potência de 68cv (a 6.000rpm), torque de 9,1kgfm (a 3.500rpm)
  • SUSPENSÃO: McPherson na dianteira; eixo de torção na traseira
  • FREIOS: a disco na dianteira e a tambor na traseira. ABS de série 
  • PNEUS: 155/65 R13
  • DIMENSÕES: compr.: 3,55m; entre-eixos: 2,34m; peso: 890kg  
  • DESEMPENHO: 0-100km/h em 14s; Máxima de 130km/h.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...