quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Nissan Versa
Dando continuidade ao plano de conquistar 5% do mercado brasileiro até 2014, a Nissan traz para o Brasil o Versa, sedã compacto que chega com preço inicial de R$ 35.490. Fabricado na planta de Aguascalientes, no México, o modelo desembarca nas concessionárias em três versões de acabamento (S, SV e SL) a partir da segunda quinzena de novembro. De acordo com Ana Serra, gerente de marketing e produto, o objetivo “é comercializar cerca de 2.000 unidades por mês”.
Montado sobre a Plataforma V (mesma do compacto March), o Versa é equipado com motor 1.6 16V Flexfuel de 111 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão é manual de cinco velocidades e a Nissan não pensa, por ora, em oferecer uma opção automática. Em termos de desempenho, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 189 km/h.
Para seduzir o consumidor brasileiro, no entanto, o Versa tem outros atributos. O primeiro, e que mais chama a atenção, é o espaço interno. Com 4,45 m de comprimento (2,60 m de distância entre os eixos), 1,51 m de altura e 1,69 m de largura, o Nissan leva com conforto cinco ocupantes. Destaque para o espaço generoso para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Ponto negativo para o porta-malas de 460 litros - não que seja pequeno -, mas deixa a desejar se comparado com os principais concorrentes, como o Fiat Siena 1.4 que tem capacidade para 500 litros e o Volkswagen Voyage 1.6 com disposição para 470 litros.
Analisando por fora, o Versa tem porte de categoria superior. A dianteira traz ampla grade frontal com detalhes cromados e conjunto óptico avantajado, inspirado, de acordo com a Nissan, nos olhos de tigre. A lateral tem linha de cintura alta e vincos marcantes. A traseira, porém, tem linhas pouco harmônicas, a começar pelo conjunto óptico que invade parte das laterais.
A outra cartada do Nissan está no custo-benefício. A partir da opção de entrada, o Versa oferece airbag duplo, direção com assistência elétrica progressiva, trava elétrica e ajustes de altura do banco do motorista e da coluna de direção - além dos três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O ar-condicionado é opcional e custa R$ 2.500. A versão intermediária SV entrega a mais vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e rádio CD player com MP3, entrada auxiliar a conexão para iPod por R$ 39.990. Já a topo de linha SL (R$ 42.990) tem detalhes de acabamento cromado, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Falta, no entanto, um sensor de estacionamento traseiro.
Rodando pelas ruas de Campos do Jordão (SP) por cerca de uma hora de avaliação, o Versa foi bem. O motor, um pouco barulhento em rotações mais elevadas, perde um pouco o ‘fôlego’ nas ladeiras mais íngremes. O câmbio tem engates fáceis e a suspensão absorve bem as imperfeições do asfalto.
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