Subscribe:

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cambio de marchas



A velocidade final de um carro de 5 marchas é alcançada na 4a. ou 5a.?


A combinação entre as relações de marcha e a potência do motor é que define, em cada veículo, se a velocidade máxima será atingida na última marcha ou naquela imediatamente inferior, no caso a quarta -- trata-se, portanto, de opção do fabricante. Quando ocorre na quarta, denomina-se o câmbio 4+E, significando que a quinta tem efeito sobremarcha, destinado a reduzir o consumo e o ruído em estrada. Se acontecer em quinta, tem-se um câmbio de cinco marchas reais.A opção do BCWS é claramente pelo 4+E, justamente por atribuir a decisão ao motorista: se deseja o melhor desempenho, pode trafegar em qualquer velocidade sem usar a última marcha; se preferir silêncio e economia, basta utilizar a quinta sempre que possível. Nossa opinião é que o fabricante não deveria decidir isso pelo usuário.Atingir a máxima em quarta é raro hoje no Brasil, pois em regra os fabricantes têm optado por relações de marcha mais curtas, em busca de maior agilidade no trânsito e nas retomadas. Um caso quase isolado é o do Focus 1,8 (foto), em que a máxima de 194 km/h (dado do fabricante) pode ser atingida em quarta a 6.450 rpm (ainda dentro da faixa operacional do motor Zetec 16V) ou em quinta a 5.150 rpm. Nesse caso, passar à quinta não representa ganho em velocidade, pois o motor não tem potência para vencer a resistência do ar e continuar crescendo.Essa escolha pode ser revertida posteriormente pelo fabricante sem grandes intervenções: basta recalcular as relações de marcha para o novo compromisso desejado. Tomando-se como exemplo o Mercedes A 160, os modelos 1999 e 2000 tinham câmbio 4+E, com máxima em quarta. Na linha 2001 a transmissão foi encurtada, passando a cinco marchas reais: o carro agora chega a 180 km/h (fabricante) a 5.280 rpm, feliz coincidência com o regime de 5.250 rpm em que a potência máxima é atingida.


Via:amigosopaleiros
Editado por mim.

1 comentários:

  1. Olá Parceiro,

    O Blog Portal VT mudou seu sistema de parceria veja:

    Uma das estratégias mais eficientes e comuns usadas pelos blogs para se obter um considerável aumento de audiência é por meio de parcerias. Vale sempre lembrar que Blogs não são concorrentes e um cooperativismo entre eles é útil e vantajoso para todos. Como é impossível ceder espaço com banner a todos que nos pedem, criamos esta Política de Parceria, baseando-se na meritocracia dos números. Quanto mais visitas um blog parceiro nos mandar, mais destaque e privilégios ele terá dentro do Blog Portal VT. Os dados da visitação serão computados pelo Google Analytics.

    Para participar desse sistema e continuar com a parceria com o Blog Portal VT, terá que realizar um rápido cadastro para nosso controle.

    Para mais informações e cadastro acesse: http://www.blogportalvt.com/p/contatoparceria_29.html

    Aguardo seu cadastro, Abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...