Subscribe:

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ferrari F12 Berlinetta


Large Image
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, gosta de falar sobre fazer Ferraris diferentes para tipos diferentes de clientes da Ferrari, mas quando se trata dos enormes modelos GT com motores V12 frontais, as brincadeiras terminam. Conheça a novíssima F12 Berlinetta, e se o nome não tem toda a “resplandecência” que esperamos de Maranello, todo o resto dela irá deixá-lo de boca aberta. E possivelmente surdo também.
Assim como a 599 GTB Fiorano que ela irá substituir, a característica especial da F12 é seu colossal motor V12. É uma versão retrabalhada da unidade que fez sua estréia na FF, e possui a mesma os mesmos 6.262 cm³ de cilindrada e configuração em 65 graus, mas sua potência foi aumentada em aproximadamente 82 cavalos (740 cavalos), e ela produz 70.37 mkgf. Em outras palavras, a F12 é a mais potente Ferrari de série já feita. Acrescente um peso constante de 1.525 quilos e dá para imaginar o tipo de performance que esta coisa possui: 0 a 100 km/h em 3.1 segundos, 0 a 200 km/h em 8.5 segundos, e uma velocidade máxima de 340 km/h. Ou seja, ela é bem rápida. Rápida o bastante, na verdade, para percorrer a pista de testes de Fiorano em 1 minuto, 23 segundos, um tempo mais rápido que o de um supercarro como a Enzo, tornando-a a Ferrari de sérioe mais rápida a andar no famoso circuito.
Ela também é muitíssimo sofisticada. Possui um chassi “spaceframe” inteiramente de alumínio, que combina 12 tipos diferentes de ligas para reduzir o peso e aumentar a rigidez estrutural em 20%. E apesar do motor V12 ser montado na frente, a F12 possui uma ótima distribuição de peso, 46% na frente e 54% atrás. O centro de gravidade foi abaixado, e o motor, interior e assentos estão posicionados 25 milímetros dentro do chassi. Uma nova configuração da suspensão traseira e o eixo de transmissão redesenhado também ajudam a reduzir o volume na traseira da F12. É um carro menor e mais musculoso que a 599, um carro que poderia parecer um pouco grande demais para ser guiado confortavelmente por uma típica estrada secundária britânica, quando você não estivesse desfilando com ela por Mônaco.
O CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, está confiante que a Ferrari irá manter-se à este formato V12, apesar da crescente pressão dos ambientalistas pela mudança para uma configuração turbinada e menor. Ajuda o fato da F12, além de ser mais potente que sua predecessora, ser muito mais eficiente – ela usa 30% menos combustível e impressiona o fato de seu V12 com 740 cavalos emitir 340 gramas de CO2 por quilômetro. A transferência de tecnologia da F1 para as ruas da Ferrari é bem eficiente, e o carro novo possui uma aerodinâmica excelente. Duas características se destacam: a primeira é algo chamado Aero Bridge, que desvia o ar do capô da F12 direto para as laterais do carro para aumentar a downforce. E tem o Active Brake Cooling, que abre pequenas aletas nos dutos de resfriamento dos freios a altas temperaturas para reduzir o arrasto. Existem 5 aberturas embaixo do carro, e estas várias inovações evitam que o formato do carro seja maculado por uma descomunal asa traseira.
Além disso, o carro novo possui a mais recente evolução dos freios de cerâmica e amortecedores magneto-reológicos da Ferrari, e uma arquitetura de chassi com um circuito totalmente integrado que gerencia habilmente o diferencial eletrônico, os controles de tração e de estabilidade, e o ABS.
Por dentro, o volume da cabine da F12 foi deliberadamente “enxugada”, e a configuração do painel é bem mais moderna. Fique à vontade para julgar o estilo do carro: é uma Ferrari nova, o produto mais recente da parceria entre o Centro Stile da Ferrari e a Pininfarina, e o debate na internet com certeza irá continuar por semanas. Mas pense na F12 como uma mistura de 458 Italia e 599 GTO, junto com o espírito “playboy” de uma Ferrari V12 GT, e temos pela certeza que você não ficará desapontado quando uma passar por você.
Fonte: TopGear.com

1 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...